Em busca de aprimorar as relações do setor com segurados e prestar esclarecimentos à sociedade, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP) em parceria com o Ministério Público, estão engajados em ações importantes para o bom andamento do mercado.
Para divulgar o Código de Ética da categoria, que é facultativo, a Fenacor acaba de lançar uma grande campanha publicitária. A ação traz o ator Tarcísio Meira como garoto-propaganda e depoimentos em favor do código apresentados pelos presidentes da própria Fenacor, Roberto Barbosa; da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg), João Elisio Ferraz de Campos; e da Escola Nacional de Seguros (Funenseg), Robert Bittar; além do titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Armando Vergilio dos Santos Junior. A expectativa da entidade é que 90% dos corretores de seguros em atividade no país adotem o código até o final do ano.
Já para combater a ação de golpistas, a Susep disponibilizou em seu site um espaço exclusivo para denúncias e esclarecimento de dúvidas dos consumidores. Isso porque a autarquia constatou que estelionatários começaram a causar prejuízos aos cidadãos. Entre os golpes mais comuns está a oferta do resgate de seguros e planos de previdência adquiridos no passado, mediante o pagamento prévio de valores para liberação do resgate. Na maioria dos casos, quando o contato feito pelos estelionatários, as empresas onde os seguros foram contratados já encerraram suas atividades, encontrando-se sob regime de liquidação extrajudicial.A Susep esclarece ainda que qualquer ligação telefônica, e-mail ou contato feito por pessoa se identificando como servidor da Susep, em que seja solicitado qualquer tipo de pagamento para resgatar direitos referentes a planos contratados no passado, trata-se de uma tentativa de golpe e deve ser denunciado imediatamente.
E a partir da próxima quinta-feira, dia 25, quem utiliza os serviços de seguradoras no estado de São Paulo ganhará um novo canal de comunicação. O Sincor-SP e o Ministério Público vão assinar um termo de cooperação técnica visando dar encaminhamento mais ágil às reclamações, dúvidas e pendências dos segurados. Com a parceria, o sindicato colocará à disposição sua expertise técnica em todos os ramos de seguros, através do Disque-Sincor e da Assessoria Técnica e Jurídica. "Prestaremos orientação e apoio para apurar os fatos em caso de má intenção nas relações de seguro privado", explica Leoncio de Arruda, presidente da entidade. Já o Ministério Público dará todo o subsídio para a realização das ações, com o objetivo de melhorar a atividade do corretor de seguros e o atendimento ao consumidor. "Desta forma, estaremos mais próximos do consumidor e mostraremos que temos um papel de assessorá-lo, para que ele conheça seus direitos como segurado", destaca Arruda.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário