Você sabia que o tempo que o profissional leva para dizer bom-dia a um cliente são apenas dois segundos? Pois é, esse também é exatamente o intervalo necessário para o cliente formar a primeira impressão sobre o funcionário. Uma pesquisa realizada pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, constatou que a aparência é tão importante quanto à formação e experiência profissional. Para falar sobre o assunto, a Seguro em Pauta procurou a professora de Comportamento Organizacional da Escola Nacional de Seguros, Hélcia Daniel, para saber o que realmente representa para o profissional do mercado uma postura ideal.
- O que acha do estudo feito pela Universidade Harvard sobre a importância da aparência?
Sou uma profissional que trabalha com comportamento. A pesquisa foi muito bem elaborada e concordo plenamente com a afirmação da universidade. A aparência adequada soma pontos positivos diante de qualquer situação profissional, seja ela entrevista de emprego ou venda de produto. Sabemos que a técnica é importantíssima, mas o que passo para as pessoas em palestras que apresento e na sala de aula é a receita de unir toda teoria com o lado comportamental do ser humano.
- Acredita que a sociedade aprendeu a rotular pessoas e isso atrapalha qualquer profissão, principalmente a venda?
O primeiro momento quando acontece um encontro de pessoas desconhecidas existe sim a rotulação. Cabe ao profissional iniciar uma relação de troca e investir no marketing pessoal. Ele precisa identificar rapidamente quem é o cliente e suas necessidades. Perguntar para si, o que o consumidor está buscando? A partir daí, passar confiança à esse cliente, oferecendo um produto adequado à necessidade dele.
- Como um profissional deveria se vestir e portar diante de um cliente?
As pessoas não gostam de profissionais vestidos de qualquer jeito. É complicado dizer, mas vivemos aparentemente para os outros no mundo dos negócios. Acredito que o vestuário ideal tem que passar a impressão de confiança e lealdade. Boa aparência significa ser ético. Não basta colocar um terno e gravata e chegar diante do cliente falando inverdades. Nem todo profissional que se veste bem é um exemplo para sua empresa, mas se ele buscar o conjunto, ou seja, a confiança, lealdade e ética, ele está pronto para um cargo de gestão.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
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