sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Seguro Condomínio, mudanças à vista

Termina no próximo dia 17 de outubro o prazo dado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para receber sugestões e alterações no atual texto do seguro obrigatório de condomínio, estabelecido pelas leis 4.591/64 e 10.406/2002 do Código Civil. O processo foi instituído em sistema de audiência pública e tem como objetivo que o setor possa chegar a uma melhor definição do que é garantia básica simples e do que é garantia básica compreensiva nesse tipo de seguro.
Hoje, a garantia básica simples define que os riscos mais simples são aqueles cobertos com maior freqüência, como as coberturas de incêndio, queda de raio e explosão. Já a básica compreensiva é mais ampla, voltada para quem opta por uma cobertura do tipo All Risks, embora não defina em detalhes que riscos são esses.
Esse é um mercado antigo, onde operam alguns players, como Allianz, Marítima e Porto Seguro, mas que a cada ano vem ganhando espaço e novos clientes. Entre as 20 maiores seguradoras que oferecem o produto condomínio, a Allianz é a líder. Os números mostram isso: a cada mês, são R$ 3 milhões em novos seguros. Nos oitos primeiros meses de 2008, houve um crescimento de 16% nas vendas do produto Allianz Condomínio.
Quem também opera nesse segmento é a Porto Seguro, que enquanto aguarda a definição da Susep promove ações visando a uma maior conscientização de seus segurados quanto ao risco de acidentes. É o caso da parceria “Casa Segura”, firmada com o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre Brasil), firmada em maio deste ano, com o objetivo de aumentar a conservação das instalações elétricas e evitar gastos e acidentes. É oferecido um desconto de 25% no prêmio para os condomínios segurados do Estado de São Paulo que fizerem um mapeamento de suas redes elétricas.
Os interessados em enviar contribuições para a atual lei podem encaminhar um e-mail para coleg@susep.gov.br. Este endereço está protegido contra spam bots. Por conta disso, o Javascript deverá estar ativado para poder visualizar o endereço de e-mail, utilizando quadro padronizado que é encontrado na página da Susep (www.susep.gov.br).

Nenhum comentário: